<% Session.LCID = 1046 Session.TimeOut = 999 Response.Charset = "iso-8859-1" Response.AddHeader " Content-Type", "text/html; charset=iso-8859-1" %> <% Call abre_conexao(ConnString,conexao) %> <%= title %>

BIOGRAFIA


Zé Domingos um político empreendedor

             Uma vida moldada historicamente pelo trabalho, alicerçada pelas ações do bem coletivo, construída dentro de bases política de forte solidez e edificada de forma bem estruturada na  ética.. Assim pode ser definida a trajetória pública do deputado estadual, José Domingos Fraga Filho - o "Zé Domingos". Como homem público ele tem deixado sua marca de forma indelével na história do município de Sorriso, cidade que nasceu do processo do crescimento brasileiro rumo à Amazônia, no final da década de 70. Foi antes da emancipação político administrativa da cidade que ele, como engenheiro agrônomo, funcionário da extinta Empresa Mato-grossense de Extensão Rural (Emater-MT), se estabeleceu na localidade, que era uma agrovila, em pleno sertão mato-grossense.
Com seus sonhos e ideais profissionais, José Domingos muito contribuiu com o desenvolvimento local, não só no que se referiu a mão de obra especializada, mas também desenvolvendo outras habilidades, com iniciação e estruturação de uma carreira política, sendo que logo após a emancipação político administrativa de Sorriso, que aconteceu dia 13 de maio de 1986, ele elegeu-se vereador, trabalhando pela região por dois anos. Sua atuação na Câmara Municipal resultou numa boa relação com os vereadores, período no qual importantes projetos foram aprovados, dando–lhe sustentação para chegar ao executivo municipal com experiência e concretizar seus planos de governo na gestão pública de Sorriso, pautando-se na boa articulação e no entendimento.

A carreira política de José Domingos, desde então, foi como o próprio tempo que não pára constituindo-se numa sucessão de vitórias, sendo o principal responsável pelo planejamento e expansão da cidade, como mostram fatos relevantes.. Em 1988, aconteceu à segunda eleição municipal da cidade de Sorriso, e com total competência ele se elegeu prefeito da cidade, o segundo da história do município. Talvez a receita de sucesso deste homem público tenha sido se pautar na formação humana, na integração social e o bem-estar da população. Em sua primeira gestão ele já mostrou a que veio, revertendo quadro negativo, no qual a cidade figurava sem nenhuma escola ou creche. Sinais que teria que promover mudanças, o que demandaria muito trabalho. Por outro lado, se uma coisa não lhe faltava era entusiasmo para trabalhar.

eu perfil empreendedor e visão de futuro foram importantes para mudar índices, promovendo a qualidade de vida para a população. Para se ter uma idéia, em sua primeira gestão, José Domingos Fraga conseguiu viabilizar a construção de 11 escolas, 02 creches, a Biblioteca Municipal, 05 quadras poliesportivas e mais o Estádio Municipal e o Ginásio Domingão. E na esteira da promoção do progresso constaram também a construção de cinco postos de saúde e o Hospital Regional, que atende toda a região. Na área social, começou o alicerce para sua grande obra habitacional, grande marca de sua gestão, construindo ainda no primeiro mandato 100 moradias para as famílias de baixa renda. Foi nessa época também que se iniciou a urbanização e a infra-estrutura da cidade que foi toda planejada.

Em quatro anos de gestão o crescimento foi visto por todos os cantos da cidade. Sorriso havia se transformado a olhos vistos e o lema “Rumo ao Progresso” deu uma direção segura a sua administração. O carisma de José Domingos  foi considerado essencial para sua consolidação política, e isso atrelado a sua pró-atividade e seriedade formou uma espécie de tripé, que sustentou sua administração, e mais do que isso o legitimou como um grande homem público. O interessante é que o político de sucesso, nunca deixou de lado seu jeito simples de ser e agir e com muito carisma tem cativado homens e mulheres, jovens e crianças. O maior ganho por todo empenho e e dedicação podem se traduzir no respeito e na confiança de sua população.

José Domingos Concluiu o seu primeiro mandato de prefeito com êxito e reconhecimento popular. Em 1992, quando encerrou seu primeiro mandato a frente do executivo contabilizou os melhores resultados para Sorriso. Os avanços nas áreas sociais e econômicas foram muitos. Os resultados políticos foram igualmente, excelentes. Além de se firmar no cenário político estadual conseguiu eleger seu sucessor. Porém em 1997, o povo pediu sua volta e José Domingos retornou a Prefeitura, um novo período de conquistas e realizações no segundo mandato.

 

SEGUNDO MANDATO

A pujança de Sorriso fez com que ocorresse uma grande migração para a região.  E para atender está grande demanda, foi necessário ampliar todas as ações. Seis novas escolas da rede municipal de ensino foram construídas e nove tiveram que ser ampliadas. Mais quatro creches foram erguidas, além das seis quadras poliesportivas. Outro destaque deste mandato foi à abertura da primeira Biblioteca multimídia do Estado - a Torre do Saber. Na área de saúde foram construídos cinco novos postos de saúde, além da criação do Posto de Saúde Central.
Foram nessa gestão também que os projetos sociais ampliaram a  valorização do potencial humano. Surgiram programas para atender os adolescentes e a população em geral. Os Distritos ganharam maior atenção. Sorriso teve em José Domingos Fraga seu grande artífice. Um trabalho de todos: governo e povo.

TERCEIRO MANDATO

Em 2001, José Domingos Fraga Filho deu, então, continuidade à onda de progresso de Sorriso, que ganhou destaque nacional ao ser considerado o município maior produtor de grãos do país. Todas as ações ainda mais ampliadas e reforçadas, o município conseguiu ter 97% das suas ruas pavimentadas e 100% de iluminação pública. Cada vez mais consolidou novos investimentos. Seu terceiro mandato foi fechado com mais de 300 moradias entregues e o município ganhou mais em qualidade de serviços.  Em doze anos foram 288 obras inauguradas, média de 96 obras por mandato e duas obras entregues por mês.

Todas essas ações levaram o município de Sorriso ser considerado em 2003, a melhor cidade para se viver em Mato Grosso, conquistando o posto de primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Acordo com a Organizações das Nações Unidas. Em 2004, todo o seu trabalho foi reconhecido pelo Sebrae, que o agraciou com o prêmio Prefeito Empreendedor número um do Estado, disputado por vários gestores dos municípios mato-grossenses.José Domingos completou uma década promovendo avanços e progressos para Sorriso: as contas em dia e a casa arrumada.

 

  O JOSÉ DOMINGOS QUE TODOS CONHECEM

Um homem comprometido com o povo: assim é José Domingos. Determinado a buscar o melhor para a população, principalmente as famílias de baixa renda que necessitam de ações do poder público. José Domingos buscou alianças com políticos de influência e acabou, ele próprio, se tornando uma liderança no meio político estadual. José Domingos Fraga Filho (Zé Domingos) como é carinhosamente chamado pela população e pelas pessoas que o conhecem.

Sua marca é de um homem simples, do povo, carismático e que soube gerenciar Sorriso com responsabilidade e desprendimento e zelo pelos bens públicos. Todo seu trabalho foi reconhecido pela população que o elegeu em 2007 como Deputado Estadual de Mato Grosso se destacando como um dos mais atuantes, recordista em número de preposições apresentadas,  com 46 Leis aprovadas. Ele foi reeleito com mais de 26 mil votos, em 2010. Sua meta é a elaboração de ações voltadas ao desenvolvimento dos municípios. Entre elas, a defesa da ampliação da agricultura familiar como uma das alternativas para a viabilidade econômica, beneficiando os pequenos agricultores e a instalação de novas indústrias em Mato Grosso. No dia 25 de Março de 2011 toma posse como Secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. 
   

Naydd Leal - Assessoria de Gabinete  23/03/2011